Apometria

O que é
Imagem 03-06-2020 às 12.30.jpeg

A Apometria é uma técnica de tratamento espiritual pelo comando da mente, desenvolvida e baseada:

  • na doutrina espírita codificada por Allan Kardec;

  • nos estudos realizados pelo Dr. José Lacerda de Azevedo, médico espírita gaúcho;

  • na manipulação de energias, utilizando conceitos de                   Física Quântica, tanto do lado físico ou material, quanto do lado extrafísico ou espiritual.

A Apometria, em síntese, busca a cura do encarnado pelo tratamento do desencarnado, em trabalho conjunto envolvendo:

  • o grupo de médiuns e dialogadores do GATE;

  • uma imensa equipe espiritual composta por médicos, enfermeiros, benfeitores, auxiliares, um hospital e uma colônia de tratamento. 

A Apometria não propõe qualquer alteração nem acréscimos aos fundamentos filosóficos, religiosos e éticos da Doutrina Espírita, apenas se alicerça na recomendação do Mestre Jesus: “Curai os enfermos, expulsai os maus Espíritos, dai de graça o que de graça recebestes”.

A Apometria está alicerçada nas 13 Leis enunciadas pelo Dr José Lacerda, que ao final fez questão de ressaltar que a "Regra de Ouro" da  Apometria é a "Lei do Amor".

Histórico da Apometria

Tudo começou com o Sr. Luis J. Rodrigues, cidadão porto-riquenho radicado no Rio de Janeiro, um farmacêutico-bioquímico que, além de exercer sua profissão, desenvolvia estudos e atividades psíquicas, dentro da visão espiritualista. Em 1965 após passar por uma cirurgia ocular no Hospital Espírita de Porto Alegre (HEPA), procurou o então Diretor Presidente da Instituição, Sr. Conrado R Ferrari, para demonstrar-lhe a técnica de desdobramento e atendimento no mundo espiritual, à qual havia dado o nome de Hipnometria.

O Sr. Conrado reuniu um grupo de espíritas eminentes para assistir a demonstração dessa nova técnica. Mostrou então o Dr. Rodrigues que, mediante uma contagem acompanhada de pulsos magnéticos dirigidos pela mente e com fim nobre, era possível provocar desdobramento espiritual de pessoas comuns e conduzi-las, através de seu Corpo Astral,  a hospitais do mundo espiritual para atendimento de patologias diversas.

As demonstrações do Dr. Rodrigues não impressionaram a maioria dos assistentes,  à exceção do Srs Conrado R. Ferrari, João Amado Venâncio, Dr.  José  Lacerda  de  Azevedo  e  sua  esposa  Dona Yolanda Lacerda de Azevedo, aos quais coube a tarefa de dar continuidade às experiências do Sr. Rodrigues.

O Dr. Lacerda, em especial, como médico ativo e pesquisador das causas das doenças, espírita e detentor de sólidos conhecimentos em Física, Matemática, Botânica e História, dedicou-se com rigor científico às pesquisas, enunciando as 13 leis que regem a técnica, tendo publicado os primeiros livros sobre o assunto, que até hoje são referência para os estudiosos e praticantes do que ele próprio veio então a chamar de Apometria, em vez de Hipnometria.